top of page
  • Foto do escritorElisa Ferreira

Impressão CMYK

Atualizado: 6 de set. de 2018

A impressão em quatro cores é amplamente usada na impressão em tela, especialmente para a impressão de cartazes publicitários. No estampas do Marco Lang ensina como trabalhar com as cores no Corel Drawn.


Já que na impressão de pôsteres, geralmente é necessário estabilidade à luz importante e, em geral, a decomposição de cores nos é dada para sistemas de impressão em offset, nos obriga a variar ligeiramente os tons da gama, desde os tons de amarelo e magenta, na faixa europeia de offset, não tem estabilidade para iluminar adequada, essa troca de pigmentos varia um pouco na faixa, mas sem maiores conseqüências.



Outro caso é quando a exigência de estabilidade à luz é um pouco de solidez de 7 ou 8, na escala de lã. Neste caso, os pigmentos que vemos obrigados a usar, diferem grandemente dos da European Range, tanto em tonalidade como em nitidez. Isso deve ser levado em conta para advertir o cliente que o processo solicitado será digno, mas com alguns diferentes tonalidades do teste fotomecânico.


As tintas fornecidas para a impressão de cores de processo, sob a forma de abastecimento, são geralmente um pouco mais pigmentados do que o necessário, vem motivada pelo fato de que a impressora, em um determinado momento, pode precisar tem um alcance alto, e se a forma de fornecimento foi com a penas intensidade, seria impossível para a impressora aumentar a intensidade.


Pelo contrário, se a impressora precisar de uma faixa menor de fornecido, você pode reduzir isso, misturando a tinta com a pavimentadora, que é composto da mesma formulação que as tintas, mas sem pigmento quando se trata de baixar cores com uma base auxiliar, nunca de ser temeroso, desde adições importantes, da ordem de 10 ~ 15%, não a intensidade do conjunto impresso varia de maneira importante.


Isto é importante, especialmente no caso do amarelo, já que uma impressão com excesso de amarelo, distorceríamos os tons verde e vermelho do conjunto.



Em tintas de secagem por evaporação, na impressão de cores de processo, podemos sofrer secura excessiva na tela, especialmente no termina e no caso de trama fina. Para evitar esse problema, podemos agir de maneiras diferentes, uma delas é adicionar um retardante à tinta, tendo sempre em conta o atraso de secagem no suporte que implica.


Outra maneira de corrigir o problema é fortalecer o poder solvente do solvente utilizado na solução, a fim de reforçar as características da tinta, e, finalmente, existe a possibilidade de adicionar um Gel Retardador de Tinta.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page