top of page
  • Foto do escritorElisa Ferreira

Telas antiestáticas para serigrafia

Atualizado: 10 de abr. de 2023


Criado mistura à base de poliéster e de nylon carbonizado, o que faz com que a electricidade estática é descarregada a partir da tela de facilitar a impressão de materiais plásticos e impedindo as partículas de pó aderem ao mesmo impedindo a impressão.


Melhorar a aderência da emulsão fotográfica

A malha recém-montada deve ser tratada com um produto químico para melhor adesão clichê.


Tal tratamento é uma vez umedecidas com água da superfície, a aplicação de uma pasta abrasiva (carboneto de silício No. 500 ou mais fino) no lado da impressão acariciando com pano ou esponja e enxaguar com água sob pressão para evitar a não permanecer produto na superfície tratada.


Exclui-se o uso de produtos caseiros, pois eles causam danos aos fios e podem ser incorporados nos orifícios da malha, danificando-a significativamente.


Desengorduramento da tela para evitar descolamentos indesejados da emulsão


Ambas as telas novas e usadas devem ser desengraxadas antes do uso, pois a poeira e seu manuseio as sujam, afetando a adesão uniforme do clichê.


Esta operação é realizada aplicando em ambos os lados alguns dos produtos disponíveis no mercado (atualmente biodegradáveis) e enxágue com bastante água abaixo.


Tal como antes, não se deve usar detergentes de uso doméstico, para este fim, porque a maior parte deles contêm aditivos (por exemplo, lanolina) que depositada sobre a tela, prejudicando significativamente a adesão da película ou da emulsão na sua superfície e também causar um aumento quebras as malhas.


Tela de tela bloqueada


As telas antes de ir para a máquina para impressão devem bloquear as partes que não terão imagens e qualquer ponto ou dano que o clichê tenha que ser corrigido nesta fase, como visto na aula 21 do curso de sublimação online da heloart ministrado pelo Edmilson Teixeira.


Telas com clichê indireto devem ser bloqueadas depois que o clichê for transferido para a tela. Para melhorar a estabilidade da tela, este bloco tem de tela de estêncil quando molhado, de modo que qualquer encolhimento na secagem serão compensados ​​seca na tela para formar um único corpo com o bloqueador do cliché.


Se, ao contrário, o clichê secar primeiro e depois for bloqueado, isso pode causar problemas no registro, especialmente quando há várias cores.


Bloqueador quando aplicada à tela deve ser feito com readeras especiais, especialmente de plástico, para evitar danos no tecido que cobre toda a área aberta da malha, a boquear deve evitar acumulações bloqueador que se prolongar o tempo de secagem produzindo encolhimento excessivo da malha.



Secando o bloco pode ser forçado de ar quente, mas inferior a 30 ° C de temperatura e ar renováveis ​​para como o bloco se desloca de lado a lado das formas de malha de um corpo único com o cliché encolhimento mais temperatura ocorre, idealmente tendo tempo deve ser seca naturalmente, ou seja, ar, ambos baseados em gelatina como polímero indirecta ou directa e, assim, evitar a secagem desigual quando a temperatura de secagem por calor é passado cliché.


Existe uma variação de telas bloqueadores, alguns são solúveis em água que são utilizados quando se utiliza tintas de solventes, outros são sensíveis a água, usada na impressão com tintas à base de água, de modo que a escolha de bloqueio é determinante, correspondente ao tinta a ser usada e assim o número de passes a serem feitos.


Veja mais sobre o processo de sublimação em nosso website: https://cursodesublimacaoonline.com/



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page